terça-feira, setembro 20, 2011


"É difícil descrever tudo o foi vivido nas Jornadas Mundiais da Juventude, foram momentos únicos em que as palavras não chegam para isso, mas Ele testemunhou tudo e tem no seu coração tudo o que cada um de nós sentiu. Fomos 2 milhões de jovens em Madrid.

Ainda dizem que os jovens não são ligados à fé?! aqui está a prova viva do contrário.
Estes dois milhões aceitaram o desafio do Papa Bento XVI, (tiveram uma missão todos juntos) e em Madrid confirmaram que procuram ser uma igreja:  enraizada e firme na fé.
Esta nova experiência, a nós, como jufristas, fez-nos perceber e aprofundar a nossa identidade, o nosso enamoramento por Cristo, tal como Francisco o fez. Às vezes precisamos de sair da nossa zona conforto para sabermos aquilo que realmente somos, a nossa simples essência, que só Ele basta e não estamos só, somos milhões.
O constante convívio entre jovens das mais diversas nacionalidades e o espírito de ajuda eram contagiantes, tal como era a alegria em cada rosto com que nos cruzávamos, naquelas ruas cheias de peregrinos, onde se ouviam cânticos de alegria sem fim.
Foram longas as caminhadas que fizemos para chegar aos locais das actividades, muitas horas de espera sob um calor sufocante, a chuvada em plena vigília com o Santo Padre, o acumular do cansaço e tantos outros obstáculos que ficaram para trás, deram lugar a momentos inesquecíveis e incomparáveis, com um significado tão profundo e uma intensidade impressionante, que nos fizeram perceber que as dificuldades e tribulações na nossa vida são pequenos obstáculos que todos os dias temos de procurar vencer, olhar e buscar o essencial (Ele) e que nada nos separará do Amor de Deus.
Sentir o silêncio de um milhão e meio de jovens é inexplicável, a simplicidade de cada palavra do papa Bento XVI preencheu o coração, era impossível conter a emoção sentida por poder estar ali e fazer parte do maior encontro de jovens do mundo!
Trazemos de lá a confiança e ainda mais a certeza que não estamos sozinhos, e que todos somos chamados a fazer a nossa missão, cada um de nós tem uma missão, apenas temos de procurá-la e  que somos amados por um Deus que é nosso Amigo e que anseia pela nossa amizade todos os dias.
Assim, terminamos, assumindo este compromisso nas palavras de Bento XVI na homilia da missa de envio:  “ (…)dar testemunho da fé nos mais diversos ambientes, incluindo nos lugares onde prevalece a rejeição ou a indiferença. É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus.”
Firmes na Fé "

Este foi o nosso testemunho para todos os que nos ajudaram nesta peregrinação. Obrigado a todos do fundo dos nossos corações =) 

Sem comentários: