
Já estamos na Quaresma. O que Ele quer de nós? O que podemos fazer para esta Quaresma seja especial para nós e para todos os que nos rodeiam?
A Quaresma dá-nos uma oportunidade para aprofundar o sentido e o valor do nosso ser de cristãos, e estimula-nos a redescobrir a misericórdia de Deus a fim de nos tornarmos, por nossa vez, mais misericordiosos para com os irmãos” (in mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2008.)
Na carta que Bento XVI escreve aos cristãos, pede que nesta Quaresma sejamos solidários e que praticamos a solidariedades com as nossas mãos. Nós, estamos no bom caminho, já que no sábado 9 de Fevereiro, vai haver formação para os voluntários, na qual a Jufra de Varatojo está inscrita. Mas a solidariedade, não é só isso, não é só cuidar das pessoas mais desfavorecidos, mas sim também preocupar-nos com as outras pessoas que nos rodeiam, que apesar de não precisarem de bens materiais, como as pessoas mais desfavorecidas, precisam de amor e carinho. Por vezes basta sentirem-se amadas para as suas vidas mudarem. Será que conseguimos amar o próximo como a nós mesmos?
Se não amarmos o próximo também não amamos a Deus, como podemos amar a Deus, que não vemos, e não amar o próximo que vemos e que é nosso irmão?
A Bíblia, ensinamos que temos de ter mais alegria em dar do que receber. Será que sabemos o que essa alegria?
Na Quaresma, é habitual renunciar a algo de que gostamos muito, o que estarás disposto a renunciar? Pensa em algo que ao renunciares pode ser vantajoso para os outros e que os poderá ajudar.
“Quando agimos com amor, exprimimos a verdade do nosso ser: de facto, fomos criados a fim de vivermos não para nós próprios, mas para Deus e para os irmãos”
(cf 2 Cor 5, 15).
A Quaresma é um tempo de reflexão, mas também de agirmos, será que esta Quaresma, conseguimos fazer uma Quaresma diferente?
E fazer aquilo que Ele nos pede?
O retiro nacional está ai à porta, é nos próximos dias: 29, 1 e 2 de Março no Convento da OFM, em Leiria. Vamos a isso?
Desejamos a todos uma Santa Quaresma
P. S – Se quiserem ler mais da carta que Bento XVI escreveu para esta Quaresma. http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=55722&seccaoid=9&tipoid=93
Sem comentários:
Enviar um comentário